quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A Reforma Psiquiátrica Em Debate


(Repercussão do evento Psic/óticos, texto produzido para os jornais da cidade de Passo Fundo)
Schaiane Ribeiro
Graduanda em Psicologia IMED
Vice-presidente do DASCOMPLICA gestão 2009/10


No último dia 18 de maio de 2009 o Auditório Central da Faculdade IMED, foi palco para o debate sobre a Reforma Psiquiátrica. O evento intitulado Psic/óticos: um novo olhar psicológico para pacientes com transtornos mentais, contou com a presença de autoridades locais como a do Dr. Alberi Grando, atual secretário da Saúde do Município de Passo Fundo.
Os painelistas encarregados de explanar o tema foram a psicóloga Rita Annes, a nutricionista Clara Bastos a enfermeira Caroline Saldanha e o médico psiquiatra Carlos Heckteuer. A primeira painelista explanou como se dá o processo de atendimento na saúde mental da rede pública do município do Passo Fundo, destacando o crescimento e a evolução que a mesma vêm tendo. Seguida por Clara Bastos, que colocou o processo de realização de trabalhos com pacientes sofredores de transtornos mentais que são atendidos na unidade do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II de Passo Fundo. Na seqüência a enfermeira Caroline Saldanha, atual coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS ad de Passo Fundo, explanou sobre a questão da drogadição e sobre como se dá o atendimento a estes pacientes na rede pública de saúde hoje. O Dr. Carlos Heckteuer expôs a questão da Reforma Psiquiátrica como sendo seu debate de grande importância, uma vez que se faz necessária a reflexão sobre esta questão que vêm cada vez mais sendo difundida pela sociedade.
Os trabalhos da mesa foram mediados pela acadêmica da Escola de Psicologia da IMED, Schaiane Ribeiro, que abriu a mesa fazendo um breve relato histórico sobre o tratamento dado a pacientes portadores de sofrimento mental. Segundo a mesma, o dia 18 de maio, a data Nacional da Luta contra os manicômios, deve ser comemorada lembrando que as subjetividades individuais contribuem na construção do todo social e que a aceitação das diferenças, faz parte do ideal de democracia e da esperança de um mundo mais humano possível.
Foi lembrado ainda, que o dia 18 de maio também é o dia da luta contra o abuso sexual infantil, um tema que não pode ser esquecido pela sociedade.
O evento organizado pelo Diretório Acadêmico Sincretista Composto Por Livres Cabeças, da Escola de Psicologia da IMED, juntamente com seu Ciclo de Palestras, contou também com a exposição de trabalhos artísticos desenvolvidos pelos usuários dos CAPS da cidade de Passo Fundo e com a exposição dos trabalhos artísticos realizados pelas turmas do V nível ano 2009 da Escola de Psicologia referente à teoria de Melanie Klein, desenvolvidos na disciplina de Psicanálise III, sob supervisão da psicóloga ministrante da disciplina Leda Rúbia Maurina.
Tendo em vista que o objetivo do evento foi proporcionar espaço para a reflexão, debate e informação a cerca da temática, se propôs que a referida data não seja lembrada apenas como o Dia da Luta Antimanicomial, mas sim como o Dia da Luta Pró Saúde Mental, pensando o homem como um ser biopsicossocial, ou seja, como o resultado da fusão entre suas características físicas, biológicas, psicológicas e experiências adquiridas em seu contexto histórico cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário