Produções Científicas

Este espaço pretende abarcar os trabalhos e publicações realizados pelos alunos da Escola de Psicologia da IMED.

[em construção]


Natureza
Pôster
Autores

Autores:
Bruna Tolotti Colognese
Cristofer Batista da Costa
Mariana Rodrigues Machado
Ninna Meister Mônego
Orientadora:
Cibila de Fátima Vieira Dertelmann
Título
Maus-Tratos na Infância: Um Enfoque Neuropsicológico
Resumo

O presente estudo avalia o funcionamento cognitivo de crianças vítimas de maus-tratos. De natureza quantitativa, contou com 30 sujeitos, com idades entre 6 e 12 anos e com histórico de maus-tratos. Os sujeitos foram avaliados por meio dos seguintes instrumentos: (1) Entrevista semi-estruturada, focada em aspectos de saúde e questões sociodemográficas; (2) Índice de Resistência à Distração da Escala Wechsler de Inteligência (WISC-III), composto pelos subtestes: Aritmética e Dígitos; (3) Escala Wechsler de Inteligência Abreviada (WASI), sendo aplicados os subtestes Vocabulário e Raciocínio Matricial; (4) Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST); (5) Teste de Hayling; (6) Child Behavior Checklist (CBCL). Os resultados preliminares apontam que crianças vítimas de maus-tratos apresentam pior desempenho em tarefas de atenção raciocínio/funções executivas quando comparadas com população não-clínica.
Local de Apresentação ou Publicação

XX Mostra de Iniciação Científica da UPF – Nov. 2010.