segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Depressão pós EREP Sul Londrina

Paulo Cesar dos Santos Braga
Graduando em Psicologia - IMED
Secretário Social DASCOMPLICA gestão 2009/10

Primeiro, o que é o EREP? EREP – Encontro regional de estudantes de Psicologia da região sul o país. Um evento organizado pelos acadêmicos da sede onde está sendo realizado, e também pelo COREP – Coletivo regional de estudantes de psicologia.
No ano de 2008 o EREP foi realizado em nosso município, graças a um grande esforço entre acadêmicos da UPF e IMED. Foi meu primeiro contato com o EREP. O tema discutido aqui em Passo Fundo foi a DESformação, onde desconstruímos conceitos e intervenções. O tema foi pensado pela necessidade que a profissão tem de sempre estar se remodelando.
Mas meu título não tem nada haver com o EREP Passo Fundo. Aliás, tem sim. Cada EREP deixa em nós participantes um vazio interior. Mas primeiro me deixa relatar o que acontece nestes eventos. Bom, em primeiro lugar eu devo lembrar que agregamos conhecimento em qualquer lugar, por isso, não é apenas de maneira formal e vertical que podemos ser afetados, mas de maneira horizontal onde diversos acadêmicos de vários estados do país podem discutir sobre temas que realmente nos preocupam enquanto estudantes, além de alguns profissionais também usarem uma maneira não imposta e se disporem a discutir conosco varias e novas maneiras de intervenção, de olhar reflexivamente aos acontecimentos do mundo, de poder não se cegar com determinadas teorias ou práticas, ou ainda, de ao menos discutir as dificuldades da profissão.
O EREP é isso mesmo, um espaço onde todos os estudantes tem voz, possuem a oportunidade de discutir, seja em uma roda de pessoas, ou ainda em espaços de debate e discussão com profissionais.
Bom, para os que dizem que estes eventos são apenas uma desculpa para fazer festa, para “pegação”, ou para “soltar e despertar a libido”, concordo plenamente! Porém, aos que assim pensam, experimentem! Irão se surpreender, se ao menos se disporem as discussões e deixarem os preconceitos de lado. Não estou pedindo para que seja tudo ao extremo – liberado -, mas garanto que os espaços informais criados nos EREPs podem nos ensinar e acrescentar muito. E ainda, façam festa, isso torna as pessoas mais alegres. Ah, claro, no EREP, já é tradição ter três festas muito diferentes do que você está acostumado. Festas como a do pé vermelho, a fantasia, o psico arte, ou ainda, como em 2008 festa do desaniversário.
Neste ano, o evento ocorreu na UEL – Universidade Estadual de Londrina, lá no norte do Paraná. Cerca de 14 horas de ônibus. Assim mesmo, anda, anda, anda, e pensa que chegou, mas não, é como a terra da Princesa Fiona do Sherek, é tão tão distante... Mas eis que no dia 9 de outubro chegamos na UEL, uma grande universidade, grande mesmo. E então, “mais perdidos que cusco em tiroteio”, caminhando um bom espaço, carregados com malas, barracas e colchões para acampamento. Com nosso sotaque, logo descobriram que se tratava de gaúchos. Londrina, uma cidade com cerca de 500 mil habitantes, chamada de pequena Londres, ou ainda a terra do “pé vermelho”, devido ao solo que realmente deixa o pé e os tênis vermelho. Bela cidade, com muitos imigrantes orientais, principalmente japoneses, com um povo bem receptivo, muitos homens barbudos (se fosse em nossa cidade não arrumariam trabalho nem de pedreiro, mas lá, trabalham em restaurantes e todos os seguimentos da sociedade), além é claro, os primeiros colonizadores foram os britânicos de Londres.
Pois é, e assim foi, acampamos no campus até o dia 12 de outubro, onde embarcamos de volta a vida estressante e deprimente. Londrina ficou na história, Passo Fundo ficou também. Londrina com o tema AFETAÇÂO da REALIDADE Remontando os sentidos. Afeto mais ação, só poderia ser bom. Em Passo Fundo, a desconstrução foi algo muito importante, para repensarmos nossa prática. E agora, uma possível sede é Florianópolis. Se está curioso, experimente! Se quer criticar, também é bem vindo, pois não adianta criticar sem ao menos saber do que trata!
Por isso a depressão! Quando temos um evento traumático, podemos ter o transtorno de estresse pós traumático. Sujiro que na reformulação do DSM, seja acrescentado uma depressão pós bons eventos (poderiam ser férias, carnaval, EREP, um bom evento musical), pois, todos devem concordar comigo, após uma alegria, quando voltamos a triste e cruel realidade, nosso humor tem uma queda significativa.
Ah, o bordão mais usado neste EREP foi: Aeh...Energia! Não sei da onde o pessoal da UPF tirou isso, mais resumiu realmente o que nós erepianos precisávamos no evento, muita energia positiva, e também após o evento, muita energia para encarar o mundo real... Sem mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário