segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Entrevista com Prof. Dr. Vinícius R. Thomé Ferreira!

Carlisa Peccin
Secretária de Mídia
Graduanda em Gestão Pública IV nível
e Psicologia II nível.

1) Qual é a formação e sua área de concentração de trabalho?

Sou psicólogo, especialista em Psicologia das Relações Familiares, mestre em Psicologia Clínica e doutor em Psicologia. Minha área de concentração é a psicologia clínica, que vem sendo objeto de estudo e ensino desde o começo de meu trabalho. Já fui professor de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino, no Rio Grande do Sul e do Brasil. Me oriento pela psicologia cognitivo-comportamental e pela psicologia evolucionista, e agora estamos começando a trabalhar com avaliação psicológica.

2)Como é atuar na coordenação do curso de Psicologia na IMED? Comente sobre a relação aluno- professor desenvolvida ao longo do tempo de coordenação na isntituição.

Nós buscamos construir uma relação próxima com os alunos, identificando os aprendizados e os pontos que merecem uma atenção especial. Este cuidado é tomado por todos os professores, que buscam o mesmo objetivo. Temos certeza de que agindo desta forma, com uma preocupação com o aprendizado e a pessoa do aluno o processo pedagógico ocorrerá de forma consistente. Não adianta somente focarmos no aspecto técnico da psicologia, é preciso desenvolver um relacionamento humano que seja coerente e afetivo, pois o psicólogo lida com as relações humanas.

3) Quais são as projeções para o curso de Psicologia na Instituição para 2010? O que os alunos podem esperar (de novo) para ano que vem?

Vamos fazer um investimento mais consistente na área de pesquisa, especialmente no campo da avaliação psicológica e o uso de testagens. Além disso, vamos focar na área da psicologia organizacional, que é um dos pilares do nosso curso, bem como teremos a preparação para os estágios profissionalizantes de 2011 e a formatura da primeira turma da Escola de Psicologia da IMED.

4) Comente sobre a realização III MIC e qual é a importância desse evento para a instituição e para o curso, bem como alunos da instituição?

A pesquisa é um dos pilares de uma instituição de ensino superior. A IMED tem feitos movimentos muito importantes no sentido de fortalecer esta prática nos últimos dois anos, especialmente. As MIC são o momento mais importante de uma instituição de pesquisa, pois é nela que se mostra o que se produziu em um ano de trabalho. Além disso, permite o intercâmbio com alunos e professores que realizaram pesquisas em outras instituições e nos prestigiam com sua presença.

Para os alunos, a MIC representa a oportunidade de exercitar várias habilidades, tais como a sistematização de argumentos, resumo de ideias e o fortalecimento do pensamento científico. Mesmo que o aluno possa pensar que não deseja seguir a carreira científica, estas habilidades tem se mostrado essenciais no mercado de trabalho.

5) Qual é a avaliação que se pode fazer do ano de 2009? Comente principais atividades desenvolvidas.

Neste ano de 2009 nossa atividade mais importante foi o estágio básico. A primeira turma da Escola de Psicologia efetuou práticas profissionais supervisionadas em várias instituições parceiras da IMED, o que lhes permitiu conhecer um pouco melhor o que faz um psicólogo e os desafios que os profissionais enfrentam na vida real.

Além disso, expandimos nossas parcerias com instituições da cidade e realizamos o III Seminário de Psicologia da IMED. Neste ano, o tema foi a psicologia organizacional, área de trabalho que emprega grande parte dos psicólogos formados, e é campo em expansão. Com as mudanças no mercado, espera-se que cada vez mais as relações humanas sejam elemento diferencial para a produção e o crescimento das empresas, e nesse aspecto a psicologia assume função central.

Outras atividades acadêmicas complementares à formação dos alunos foram as visitas técnicas (uma delas programada para novembro, no museu da PUCRS para visitar a exposição sobre Charles Darwin), os debates de livros (O Alienista), os grupos de estudo e o Ciclo de Palestras. Portanto, estamos sempre nos atualizando e buscando o que há de mais confiável no conhecimento psicológico para formarmos os psicólogos mais atualizados e comprometidos com o ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário