segunda-feira, 2 de maio de 2011
domingo, 1 de maio de 2011
Links Para Bibliotecas Virtuais
- Banco de dissertações e teses
- Biblioteca Anísio Teixeira
- Biblioteca do Congresso Americano
- Biblioteca em Saúde Mental
- Biblioteca Nacional de Portugal
- Biblioteca Virtual de Direitos Humanos
- Biblioteca Virtual de Estudos Culturais
- Biblioteca Virtual de Literatura
- Biblioteca Virtual em Saúde
- Jangada Brasil: Acervo de Folclore Brasileiro
- Projeto Gutemberg
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Professores da Escola de Psicologia são autores de capítulo de livro publicado pela Casa do Psicólogo
Os professores da Escola de Psicologia Dr. Vinícius Ferreira, Diretor Acadêmico da IMED e Dra Marcia Wagner participam como autores de capítulo de livro publicado pela Casa do Psicólogo e lançado no VIII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas que ocorreu em Florianópolis no período de 06 a 08 de abril.
O livro intitulado Manual Prático de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental foi organizado pelas psicólogas Ilana Andretta e Margareth da Silva Oliveira e editado pela Casa do Psicólogo, 2011. É uma obra que tem por objetivo apresentar os fundamentos teóricos das Terapias Cognitivo-Comportamentais e exemplos de sua aplicação no cotidiano da clínica, fornecendo um panorama geral dos modelos de tratamento de diversas psicopatologias.
Foram publicados os seguintes capítulos:
• A Terapia Cognitivo-Comportamental em grupos, de autoria de Margareth da Silva Oliveira, Marcia Fortes Wagner, Irani Iracema de Lima Argimon e Ilana Andretta.
• Treinamento de habilidades sociais e sua aplicabilidade na prática clínica, de autoria de Marcia Fortes Wagner, Margareth da Silva Oliveira e Vicente E. Caballo.
• A Bioética no contexto da psicoterapia e na perspectiva cognitivo-comportamental, de autoria de Vinícius Renato Thomé Ferreira.
Os professores ressaltam a importância da Escola de Psicologia publicar temas atuais que trazem importantes contribuições aos profissionais e acadêmicos da área, além de aumentar a visibilidade de nossa instituição enquanto um importante pólo regional de estímulo ao ensino e pesquisa no cenário nacional das instituições de ensino superior.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Professora e acadêmicas da Escola de Psicologia apresentaram trabalhos em Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas
A professora da Escola de Psicologia da IMED, Dra. Marcia Fortes Wagner esteve presente no VIII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas que ocorreu de 06 a 08 de abril em Florianópolis, SC. Durante o evento foram apresentados dois trabalhos, os quais descreveram os resultados da Tese de Doutorado defendida pela professora Marcia no dia 28 de fevereiro de 2011. Um deles foi desenvolvido em co-autoria com as acadêmicas da Escola de Psicologia Marciana Zambillo, Daiane Carina Hahn, Amanda Reginato de Mello, Fernanda Teixeira, Marinês Pituco Bicca e Verônica Salvi Triches.
Os trabalhos apresentados foram:
*Adaptação Brasileira do Cuestionário de Ansiedad Social para Adultos (CASO-A30) na modalidade de pôster. Os autores do trabalho foram: Marcia Fortes Wagner (IMED), Angela Aparecida Wolff Oliveira (PUCRS), Anderson Siqueira Pereira (PUCRS), Marciana Zambillo (IMED), Daiane Carina Hahn (IMED), Amanda Reginato de Mello (IMED), Fernanda Teixeira (IMED), Marinês Pituco Bicca (IMED), Verônica Salvi Triches (IMED) e Margareth da Silva Oliveira (PUCRS).
*Avaliação de habilidades sociais em diferentes populações clínicas na modalidade de simpósio oral. Os autores e debatedores do simpósio foram: Marcia Fortes Wagner (IMED), Margareth da Silva Oliveira (PUCRS) e Jaqueline Garcia da Silva (PUCRS), sendo coordenado pela psicóloga Circe Petersen (Projecto).
A professora Marcia enfatiza a importância da Escola de Psicologia da IMED estar presente em congressos da área, o que propicia maior visibilidade de nossa instituição, enquanto um Centro de Ensino Superior de destaque na região. “A apresentação de trabalhos com a participação de acadêmicas evidencia que a IMED estimula em seus discentes o gosto pela pesquisa e proporciona inúmeros contatos, fato que pode gerar futuras parcerias com outras instituições e profissionais nacionais e internacionais”, aponta a professora.
sábado, 9 de abril de 2011
Já conheces o Blog do CETEST?
O CETEST é um projeto que vem sendo pensado há cerca de um ano. Ele nasceu do desejo de constituir um centro especializado em testes psicológicos para auxiliar o trabalho dos profissionais que avaliam o comportamento humano em diferentes contextos.
O blog pretende ser um canal aberto de contato com psicólogos e estudantes de psicologia, interessados em avaliação psicológica. Se você tiver dúvidas, curiosidades ou necessidades referentes a testes e avaliações psicológicas, entre em contato pelo email cetest@imed.edu.br
Aqui ó: http://cetestimed.blogspot.com/
Boa leitura, pessoal!
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Clínica Escola da IMED inicia suas atividades
O dia 04 de abril de 2011 será um marco para a Escola de Psicologia da IMED, com o início do atendimento psicológico à comunidade de Passo Fundo e Região através da Clínica Escola. O local tem o objetivo capacitar o aluno na prática psicoterápica e na avaliação psicológica, através da observação e do atendimento individual de crianças, jovens, adultos e idosos, bem como adquirir experiência clínica com grupos, casais/famílias e mediação de conflitos.
O Coordenador da Escola de Psicologia, Me. Luiz Ronaldo F. de Oliveira, salienta que atualmente, com as práticas emergentes em Psicologia já solidificadas, percebemos uma flexibilização e uma politização cada vez mais crescentes, que se associam ao desenvolvimento do trabalho clínico. Essa conduta emerge como necessária frente à multideterminação de fatores que atravessam o exercício profissional na diversidade de campos em que o psicólogo se insere.
Atendimento
A Clínica Escola está localizada junto à IMED, situada na Rua Senador Pinheiro, 304, Passo Fundo-RS, com área construída de 395,70 m² distribuída em dois pavimentos. O primeiro dispõe de duas salas para atendimento individual e supervisão, uma sala de Gesel com capacidade para 25 estudantes observarem e participarem do atendimento através do espelho. Essa sala também será destinada ao atendimento de casais e família. Consta também de dois banheiros sendo um masculino e um feminino, adaptado para crianças e portadores de necessidades especiais.
O segundo pavimento dispõe de uma sala para secretaria, uma sala para coordenação da clínica, sala de espera, uma sala para arquivamento de materiais, três salas de atendimento individual e casal, uma brinquedoteca para atendimento infantil e dois banheiros, sendo um masculino e um feminino adaptado para crianças e portadores de necessidades especiais.
O atendimento será realizado de segunda a sextas-feiras das 9h às 12h e das 14h às 20h.
Atividades desenvolvidas pela clínica
De acordo com o Coordenador a demanda da Clínica Escola da IMED será oriunda do município de Passo Fundo e região. Serão atendidas pessoas encaminhadas pelas instituições conveniadas com a faculdade e também pessoas vindas de demandas específicas.
“Oferecemos também atendimento para alunos e professores das escolas municipais e estaduais de Passo Fundo que forem encaminhados ou procurarem a clínica espontaneamente.Os atendimentos serão cobrados de acordo com a declaração de renda do paciente, sendo que o valor incidirá em 1% da renda individual do sujeito. Esse valor será revertido através da manutenção e investimentos realizado na própria Clínica Escola da IMED”, salienta o Coordenador.
As atividades terão como padrão os seguintes procedimentos:
Acolhimento inicial: destinado às pessoas que buscarem auxílio psicológico pela primeira vez no local. Será realizado pelos estagiários de Clínica e supervisionado pelos professores psicólogos da Escola de Psicologia da IMED.
Triagem: nesta modalidade será realizada uma avaliação das condições tanto psicológicas quanto sociais. A partir da triagem os pacientes serão encaminhados para as demais atividades (psicoterapias, psicodiagnóstico) desenvolvidas na Clínica-Escola, de acordo com a demanda avaliada.
“Após a triagem será oferecido psicoterapia infantil, adolescente, adulto, Casal/família, grupoterapia, psicodiagnóstico e ou avaliação psicológica. Trata-se de uma proposta de atendimento psicológico, através da qual se examina os aspectos relacionados que geram conflito e a busca de solução da problemática apresentada inicialmente pelo indivíduo, casal/família, etc. A clínica oferecerá atividades acadêmicas como seminários teóricos-clínicos, onde participam desta atividade todos os estagiários da instituição e convidados para debater e estudar casos e temas relacionados à clínica”, aponta o Coordenador.
Informações
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3045-6100 ou pelo email clinicapsicologia@imed.edu.br.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Nota de repúdio publicada pelo CRPRS
O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, por meio da sua Assembleia Plenária, vem a público manifestar repúdio às manifestações de cunho racista e homofóbico emitidas pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) nesta semana.
O CRPRS considera inaceitável a atitude discriminatória e preconceituosa de uma pessoa eleita para representar a população. O combate à homofobia é um dos compromissos da Psicologia junto à sociedade e discorda da relação entre homossexualidade e doença feita pelo parlamentar.
O CRPRS lembra que a Resolução nº 1/1999, do Conselho Federal de Psicologia, estabelece as normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da orientação sexual. A resolução prevê que a atuação profissional não deve abordar a homossexualidade como patologia ou executar “terapias de reversão”, mas sim considerá-la como uma das sexualidades possíveis.
Repudiamos ainda as manifestações de apologia ao golpe civil-militar, ocorrido no dia 1º. de abril de 1964, feitas pelo deputado. Consideramos que esta é uma data importante para lembrarmos que o governo democraticamente eleito de João Goulart foi derrubado por um golpe de Estado. Os 21 anos de ditadura que se seguiram foram caracterizados pelo aniquilamento daqueles que lutavam por um Brasil mais justo. Com a participação de civis e militares crimes como tortura, seqüestros e assassinatos tornaram-se prática oficial do Estado. Passados 47 anos, a sociedade ainda reivindica o direito à memória e à verdade. Diferentemente do que ocorre em toda América Latina, aqui o governo brasileiro se recusa a cumprir a legislação vigente que garante ao povo o direito a conhecer sua própria história.
Como prevê o Código de Ética Profissional, o trabalho do psicólogo tem como princípio fundamental o respeito e a promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano. Deste modo reiteramos o compromisso da categoria com práticas que contribuam para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul
domingo, 27 de março de 2011
E-books Psicologia
Várias vezes já postamos no blog dicas de como encontrar artigos, textos e livros para download.
Agora descobrimos um site que reune um excelente material em e-book para download gratuito. Trata-se do blog Letras USP Download <http://letrasuspdownload.wordpress.com>, dentre as categorias encontram-se:
Literatura e psicanálise: http://letrasuspdownload.wordpress.com/category/literatura-e-psicanalise/
Psicanálise: http://letrasuspdownload.wordpress.com/category/psicanalise/
Psicologia: http://letrasuspdownload.wordpress.com/category/psicologia/
Psicologia analítica: http://letrasuspdownload.wordpress.com/category/psicologia-analitica/
Psicologia social: http://letrasuspdownload.wordpress.com/category/psicologia-social/
Boa leitura, gente!
Agora descobrimos um site que reune um excelente material em e-book para download gratuito. Trata-se do blog Letras USP Download <http://letrasuspdownload.wordpress.com>, dentre as categorias encontram-se:
Literatura e psicanálise: http://letrasuspdownload.wordpress.com/category/literatura-e-psicanalise/
Psicanálise: http://letrasuspdownload.wordpress.com/category/psicanalise/
Psicologia: http://letrasuspdownload.wordpress.com/category/psicologia/
Psicologia analítica: http://letrasuspdownload.wordpress.com/category/psicologia-analitica/
Psicologia social: http://letrasuspdownload.wordpress.com/category/psicologia-social/
Boa leitura, gente!
quarta-feira, 23 de março de 2011
SELEÇÃO - CETEST (Centro de Estudos e Testagens Psicológicas) / IMED
REPASSANDO...
http://www.imed.edu.br/files/documents/ESTAGIO.pdf
Abraços,
--
Gabriela Quadros de Lima, Psic. Professora Adjunta da Escola de Psicologia da Faculdade Meridional - IMED
Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS/CNPq);
Doutoranda em Psicologia (PUCRS) - Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção do Funcionamento Psicológico Adaptado e Não-Adaptado (PUCRS)
Olá pessoal!
É com muito prazer que divulgo para vocês a abertura de edital para seleção de estágio extracurricular no Centro de Estudos e Testagens Psicológicas da IMED. Trata-se de um importante projeto que está começando a ser colocado em prática por mim e pelo Prof. Vinícius com o objetivo de estudar e trabalhar na construção e validação de instrumentos psicológicos na nossa instituição.
É com muito prazer que divulgo para vocês a abertura de edital para seleção de estágio extracurricular no Centro de Estudos e Testagens Psicológicas da IMED. Trata-se de um importante projeto que está começando a ser colocado em prática por mim e pelo Prof. Vinícius com o objetivo de estudar e trabalhar na construção e validação de instrumentos psicológicos na nossa instituição.
No link abaixo está o Edital de seleção, com os pré-requisitos para que vocês se candidatem!
Ressalto que será uma oportunidade extremamente importante de aproximação na área da Avaliação Psicológica, e um diferencial para a formação acadêmica de vocês!
Aguardamos as inscrições!
Ressalto que será uma oportunidade extremamente importante de aproximação na área da Avaliação Psicológica, e um diferencial para a formação acadêmica de vocês!
Aguardamos as inscrições!
http://www.imed.edu.br/files/documents/ESTAGIO.pdf
Abraços,
--
Gabriela Quadros de Lima, Psic. Professora Adjunta da Escola de Psicologia da Faculdade Meridional - IMED
Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS/CNPq);
Doutoranda em Psicologia (PUCRS) - Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção do Funcionamento Psicológico Adaptado e Não-Adaptado (PUCRS)
segunda-feira, 14 de março de 2011
Quanto custa rechear seu Currículo Lattes?
Li o texto do jornalista Spalding e achei a provocação bastante interessante, vamos a ela:
Todo estudante universitário já ouviu falar do Currículo Lattes, todo aspirante a Mestre ou Doutor decerto já fez o seu e àqueles com pretensões acadêmicas é imprescindível atualizar seu Lattes pelo menos duas vezes por ano. O Lattes é critério quase universal para seleções de programas de pós-graduação do Brasil e do exterior, além de ser fundamental nas bancas de contratação de professores universitários em concursos e editais. Mantido pelo CNPq, é uma forma democrática de centralizar as informações acadêmicas de todo país, permitindo aos pesquisadores encontrar colegas de áreas afins e, a quem seleciona, avaliar a produção científica do aspirante à vaga.
Os críticos dizem que o Lattes transforma todo o esforço intelectual dos pesquisadores em quantidade, em números, simplificando e até ridicularizando uma produção eminentemente qualitativa. Ocorre que no final do Lattes há uma tabela informando quantos artigos foram publicados, quantos livros ou capítulos de livros, de quantos congressos o fulano participou. Mas até aí nenhuma novidade, se você começou a ler este texto provavelmente já sabe o que é e como funciona o Currículo Lattes. A novidade é que um bom Lattes tem preço.
Com o crescimento dos cursos de pós-graduação no Brasil e o amadurecimento da Plataforma Lattes, a corrida por "qualificação" tem sido grande, e a lógica quantitativa acaba incentivando a formação de um verdadeiro "mercado acadêmico". Já havia percebido isso ao me inscrever em um congresso, no meu caso o da ABRAPLIP, mas poderia ser de qualquer área e em qualquer lugar. Se você quer que seu trabalho seja apresentado, antes da inscrição deve enviar um resumo e aguardar o aceite. Elaborei o resumo, nas normas que exigiam, e o submeti. Em poucas semanas, um e-mail informa que o trabalho foi aprovado, e o ingênuo aqui fica feliz da vida: vai no site, preenche a ficha de inscrição, imprime o boleto, paga no banco a taxa de cento e poucos reais (há eventos de R$ 300,00, R$ 500,00, e por aí afora, especialmente se você for da área de Medicina ou Direito). No dia da minha apresentação no evento, a surpresa: havia cinco pessoas na sala: um professor e quatro apresentando trabalhos. Público para quê? Discussão para quê? Afinal, dali sairemos com um certificado (enviado por e-mail), um CD-ROM e um número a mais no Lattes!
Evidentemente, a proporção não é um por um, mas tão evidente quanto é que os congressos hoje estão inchados com dezenas de apresentações de trabalhos, e o aceite desses é uma mera formalidade. Um trabalho medíocre será aprovado se não comprometer o evento e o autor lá estará, enquanto um aluno excelente que faça um artigo excelente mas por algum motivo não possa pagar a inscrição, ah, esse não estará lá. Afinal, sai caro um bom Lattes...
Mas vamos além, afinal de contas, poucos dos que se aventuram em cursos de pós-graduação não teriam dinheiro para a inscrição de um evento desses. E a passagem? E o hotel? E férias, para quem não tem bolsa? Sim, porque se você tiver pretensão de dar aula na USP, na UFRJ ou na UFRGS, é bom sua vida acadêmica não ficar restrita a Cacimbinhas, é bom você ter ido aos eventos nacionais mais importantes da sua área, ter contatos, viajar. E não espere algum desconto especial para viagens acadêmicas por parte das companhias aéreas. Muito menos bolsas oferecidas pelos cursos de pós-graduação, a não ser em raríssimos ― e discutíveis ― casos. Afinal, sai caro um bom Lattes...
Infelizmente, não é só isso. Estávamos tão acostumados a participar de congressos e pagar por isso, estamos tão satisfeitos em aproveitar esses eventos para fazer turismo pelo Brasil (ah, claro, ninguém acha que o controle de presença nesses eventos seja muito rigoroso, né?) que nem percebemos o quão injusta é essa lógica do "pagando bem, que mal tem". Quero ir além. De uns tempos para cá, tem se tornado comum no Brasil pagar pela publicação de artigos! Sim, os artigos científicos, tão puros, tão imparciais, tão citados como referência do conhecimento pela mídia, pelos nossos professores, publicá-los também tem um preço, e bem salgado.
Ainda não havia me acontecido isso, mas uma amiga da área da Enfermagem ousou submeter seu artigo de conclusão de curso para a Revista Gaúcha de Enfermagem e, adivinhem, o artigo foi aceito para a publicação com uma condição: ela e as outras duas autoras do artigo deveriam ser assinantes da revista para essa publicação, e, claro, isso tem um custo: R$ 130,00. Cento e trinta! Fiquei pensando se já aconteceu de alguém enviar artigo e ele não ser aceito, afinal cenzinho é cenzinho...
Pensei em reclamar para a UFRGS que uma revista com seu logotipo fizesse esse tipo de coisa, mas a Universidade está em férias. Entrei em contato, então, com a Ouvidoria do Ministério da Ciência e Tecnologia, a fim de denunciar esse tipo de abuso num país e numa universidade que lutam pela inclusão acadêmica de negros e pobres. A resposta, conclusiva, me fez perceber que o Lattes realmente tem preço: "Prezado Marcelo,
A cobrança para publicação de artigos é prática frequente na área internacional, inclusive porque alguns periódicos científicos são bancados pelos próprios autores. A informação, pelos custos que envolve, resulta cara. No Brasil, esta prática ainda não está amplamente disseminada mas já é praticada, principalmente na área médica.
No caso específico, segundo sua informação, o pagamento não é propriamente pelo artigo, mas para que ela se torne sócia da revista. Sugerimos que consulte a política editorial do periódico, que deve estar impressa na própria revista ou no seu site. A política editorial informa quais são os critérios utilizados para seleção e publicação de artigos.
Nada obstante, caso ela não concorde com o critério, pode submeter seu artigo a outros periódicos que não exijam contrapartida financeira. Seguramente na sua área de especialização existem vários em todo o Brasil.
Atenciosamente, Ouvidoria-Geral do MCT"
No caso específico, segundo sua informação, o pagamento não é propriamente pelo artigo, mas para que ela se torne sócia da revista. Sugerimos que consulte a política editorial do periódico, que deve estar impressa na própria revista ou no seu site. A política editorial informa quais são os critérios utilizados para seleção e publicação de artigos.
Nada obstante, caso ela não concorde com o critério, pode submeter seu artigo a outros periódicos que não exijam contrapartida financeira. Seguramente na sua área de especialização existem vários em todo o Brasil.
Atenciosamente, Ouvidoria-Geral do MCT"
Indignado, entrei em contato com minha orientadora de graduação, uma professora muito amiga, Doutora em Comunicação. E aí a professora me lembrou de que quando terminou seu Doutorado, recebeu pelo menos cinco cartas a parabenizando e a convidando a publicar seu belíssimo trabalho em livro. Mas, é claro, um livro acadêmico é sempre importante e, afinal, sai caro um bom Lattes. Caro quanto? Cinco mil reais.
Não posso concordar com essa lógica, e me surpreende que entidades como a UNE fiquem mais preocupadas com o preço da passagem de ônibus do que com esse tipo de descalabro. Não é novidade alguma que a seleção para os cursos de pós-graduação passam por critérios pessoais, políticos, nada objetivos, e no momento que se cria uma ferramenta para tornar a escolha um pouco mais democrática, admitiremos que essa ferramenta sirva para privilegiar os estudantes com mais poder aquisitivo? Sem demagogia, dessa forma algum pobre que entrou na universidade pelas cotas ou pelo Pró-Uni conseguirá ingressar em Mestrados e Doutorados a partir desse critério mercantilista?
Para mim, o caso é muito grave. São essas pessoas com Lattes recheados que irão lecionar nas universidades federais e particulares (e há aos borbotões), são elas que irão formar os futuros médicos, advogados, jornalistas, professores? E quais os valores que essa geração acadêmica tem a passar? O valor do "quanto mais, melhor", do "quem pode mais, chora menos"? E essa realidade, todos sabem, se reflete desde o Ensino Fundamental, onde as creches e escolas públicas são cada vez mais abandonadas e as particulares proliferam e profissionalizam-se. Mas aí já é assunto para outra crônica...
Não posso concordar com essa lógica, e me surpreende que entidades como a UNE fiquem mais preocupadas com o preço da passagem de ônibus do que com esse tipo de descalabro. Não é novidade alguma que a seleção para os cursos de pós-graduação passam por critérios pessoais, políticos, nada objetivos, e no momento que se cria uma ferramenta para tornar a escolha um pouco mais democrática, admitiremos que essa ferramenta sirva para privilegiar os estudantes com mais poder aquisitivo? Sem demagogia, dessa forma algum pobre que entrou na universidade pelas cotas ou pelo Pró-Uni conseguirá ingressar em Mestrados e Doutorados a partir desse critério mercantilista?
Para mim, o caso é muito grave. São essas pessoas com Lattes recheados que irão lecionar nas universidades federais e particulares (e há aos borbotões), são elas que irão formar os futuros médicos, advogados, jornalistas, professores? E quais os valores que essa geração acadêmica tem a passar? O valor do "quanto mais, melhor", do "quem pode mais, chora menos"? E essa realidade, todos sabem, se reflete desde o Ensino Fundamental, onde as creches e escolas públicas são cada vez mais abandonadas e as particulares proliferam e profissionalizam-se. Mas aí já é assunto para outra crônica...
FONTE: Marcelo Spalding. Porto Alegre, Digestivo Cultural, 5/3/2009.
E você, o que pensa sobre isso?
sexta-feira, 11 de março de 2011
terça-feira, 1 de março de 2011
CARTA ABERTA AOS ESTUDANTES DE PASSO FUNDO
Mais um aumento eu não aguento!
Olá pessoal! A partir dessa terça-feira (1º de março) a maioria dos estudantes de Passo Fundo, seja das escolas ou do ensino superior, irá retomar as aulas. Ao contrário dos anos anteriores, em que chegávamos de nossas férias com o aumento da passagem aprovado, em 2011 a situação vai ser diferente. Dessa vez, teremos a chance de questionarmos essa medida que vai contra os estudantes e a todos que utilizam o transporte coletivo.
Nós estudantes, estamos numa fase da vida em que a nossa formação pessoal deve ser prioridade. É por isso, que a Constituição do país, garante a todos nós o acesso à educação como um direito fundamental. Mas para que isso ocorra precisamos, literalmente, chegar até a nossa escola ou a nossa faculdade. O transporte deve ser público justamente para atender a essa necessidade da população de ir e vir para onde for preciso. Nesse sentido, o atual valor da passagem em Passo Fundo impede que muitas pessoas o utilizem, ou seja, pagamos caro por algo que deveria ser gratuito, como na cidade do Rio de Janeiro, onde os estudantes secundaristas conquistaram o passe livre.
Somos as entidades estudantis e juvenis que fazem parte do Comitê em Defesa do Transporte Público de Passo Fundo, que reúne também sindicatos e movimentos sociais. Juntos, iniciamos uma campanha contra mais um aumento abusivo da tarifa. Porque acreditamos que somente demonstrando que o aumento da passagem vai contra os interesses da população é que conseguiremos que essa medida seja barrada.
Diante disso, chamamos a todos os estudantes a somar forças contra o aumento da passagem nas mobilizações. Convidamos também que os Grêmios Estudantis, os Centros e Diretórios Acadêmicos e os Diretórios Centrais de Estudantes a integrarem essa luta através do Comitê em Defesa do Transporte Público.
Nós estudantes, estamos numa fase da vida em que a nossa formação pessoal deve ser prioridade. É por isso, que a Constituição do país, garante a todos nós o acesso à educação como um direito fundamental. Mas para que isso ocorra precisamos, literalmente, chegar até a nossa escola ou a nossa faculdade. O transporte deve ser público justamente para atender a essa necessidade da população de ir e vir para onde for preciso. Nesse sentido, o atual valor da passagem em Passo Fundo impede que muitas pessoas o utilizem, ou seja, pagamos caro por algo que deveria ser gratuito, como na cidade do Rio de Janeiro, onde os estudantes secundaristas conquistaram o passe livre.
Somos as entidades estudantis e juvenis que fazem parte do Comitê em Defesa do Transporte Público de Passo Fundo, que reúne também sindicatos e movimentos sociais. Juntos, iniciamos uma campanha contra mais um aumento abusivo da tarifa. Porque acreditamos que somente demonstrando que o aumento da passagem vai contra os interesses da população é que conseguiremos que essa medida seja barrada.
Diante disso, chamamos a todos os estudantes a somar forças contra o aumento da passagem nas mobilizações. Convidamos também que os Grêmios Estudantis, os Centros e Diretórios Acadêmicos e os Diretórios Centrais de Estudantes a integrarem essa luta através do Comitê em Defesa do Transporte Público.
Passo Fundo, 28 de março de 2011.
Assinam:
DAALL-UPF / DASA-UPF / DACG-UPF / CAJOB-IFIBE / DAITEPA-ITEPA /
DASCOMPLICA-IMED / DCE-IMED / PJ
DAALL-UPF / DASA-UPF / DACG-UPF / CAJOB-IFIBE / DAITEPA-ITEPA /
DASCOMPLICA-IMED / DCE-IMED / PJ
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Publicações internacionais com acesso gratuito
Na internet, é muito fácil acessar publicações científicas latinoamericanas na área de psicologia gratuitamente. O Scielo, por exemplo, facilita muito a nossa vida. No entanto, revistas científicas em inglês costumam cobrar para liberar seus artigos. Montei uma relação de publicações que liberam material gratuito e que pode facilitar a vida acadêmica:
- Journal of Conflictology
Sobre conflitologia.
- Advances in Cognitive Psychology
Sobre psicologia cognitiva.
- American Journal of Media Psychology
Sobre psicologia e mídia.
- Applied Psychology in Criminal Justice
Sobre psicologia e justiça criminal.
- Australian Journal of Educational & Developmental Psychology
Sobre psicologia do desenvolvimento e da educação.
- Current Psychology Letters: Behaviour, Brain & Cognition
Sobre psicologia em geral.
- Evolutionary Psychology
Sobre psicologia evolucionista.
- Facta Universitatis
Sobre filosofia, sociologia, psicologia e história.
- Journal of Pediatric Psychology
Sobre psicologia e pediatria.
- Psychology of language and communication
Sobre psicologia da linguagem.
- International Journal of Psychology and Psychological Therapy
Sobre psicologia em geral.
- Nature Neuroscience
Sobre neurociência.
- Papers on Social Representations
Sobre psicologia social baseada na teoria das representações sociais.
- Dissertations Gratuites
FRANCÊS. Sobre dissertações gratuitas em Psicologia, Filosofia, Artes, Tecnologia e demais ciências.
- Journal of Conflictology
Sobre conflitologia.
- Advances in Cognitive Psychology
Sobre psicologia cognitiva.
- American Journal of Media Psychology
Sobre psicologia e mídia.
- Applied Psychology in Criminal Justice
Sobre psicologia e justiça criminal.
- Australian Journal of Educational & Developmental Psychology
Sobre psicologia do desenvolvimento e da educação.
- Current Psychology Letters: Behaviour, Brain & Cognition
Sobre psicologia em geral.
- Evolutionary Psychology
Sobre psicologia evolucionista.
- Facta Universitatis
Sobre filosofia, sociologia, psicologia e história.
- Journal of Pediatric Psychology
Sobre psicologia e pediatria.
- Psychology of language and communication
Sobre psicologia da linguagem.
- International Journal of Psychology and Psychological Therapy
Sobre psicologia em geral.
- Nature Neuroscience
Sobre neurociência.
- Papers on Social Representations
Sobre psicologia social baseada na teoria das representações sociais.
- Dissertations Gratuites
FRANCÊS. Sobre dissertações gratuitas em Psicologia, Filosofia, Artes, Tecnologia e demais ciências.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Repassando - São Pedro Cidadão
Pessoal, acredito que nós estudantes universitários temos responsabilidades sociais muito importantes, mesmo que não tenhamos tanta vivência e sejamos novos nessa história de cidadãos responsáveis. A questão da reforma psiquiátrica é antiga, talvez seja mais velha que muitos de nós, mas mesmo assim o caminho para tornar a "loucura" um pouco mais humana é longo. O abaixo-assinado ajuda a por em pauta de forma mais abrangente esse assunto, a ação social São Pedro Cidadão é muito interessante e importante para que o estado do RS volte a ser exemplo de desinstitucionalização do sofrimento psíquico e passe a ser de fato um estado onde o portador de sofrimento grave não seja desintegrado da sociedade e passe a ter acolhimento e cuidado em liberdade, garantindo assim que os seus direitos como cidadão não sejam atropelados por uma cultura de segregação do "louco". Então meus queridos amigos loucos, leiam o que diz o abaixo-assinado e se concordarem assinem e passem adiante.
ASSINE E REPASSE:
Segue o site do ENEAMA (Encontro Nacional Estudantes Antimanicomiais), evento realizado ano passado e com muitas possibilidades de voltar a acontecer em 2011:
Obrigada, Há-braços!
Ana Ferraz
Presidente - Diretório Acadêmico América Latina Livre -DAALL
Presidente - Diretório Acadêmico América Latina Livre -DAALL
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UPF
"somos iguais a diferença"
domingo, 23 de janeiro de 2011
Feliz Aniversário, DASCOMPLICA!
Hoje comemoramos 2 anos de existência do DASCOMPLICA! O tempo voa!
O Diretório Acadêmico da Escola de Psicologia da IMED!
Lembramos também de nosso comprometimento com você, estudante, e em 2011 queremos fazer ainda mais por você.
Um grande abraço de todos os integrantes do DASCOMPLICA!
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Psikke: uma rede social de Psicologia
O site http://psikke.com é uma rede social mantida pelo portal Psicologado que busca reunir pessoas interessadas em Psicologia em uma grande comunidade de debates, reflexões e diálogos. Comecei a usar hoje e achei muito interessante, o site é bem organizado e já existe conteúdo bacana. Um projeto bem promissor.
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Psicólogo gaúcho voluntário na Região Serrana do RJ
Psicólogo gaúcho gastou R$ 700 para ajudar vítimas na Região Serrana
Quando soube da tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro, o psicólogo gaúcho Fábio Falcão Ribeiro, de 28 anos, desembolsou R$ 600 para pagar uma passagem aérea e veio do Rio Grande do Sul para ser voluntário e ajudar as vítimas de enchentes e deslizamentos. “Até agora, já gastei mais de R$ 700, apenas com transporte. Mas já tenho uma longa caminhada em trabalhos voluntários e senti a necessidade de fazer isso”, conta ele.
Em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Ribeiro conta que trabalha ajudando crianças que estão em abrigos da prefeitura da cidade e de municípios próximos. “São vítimas de abuso sexual ou de violência dentro do lar. Precisam muito de ajuda”, ressalta.
O psicólogo conta que não conhecia a Região Serrana do Rio e que se impressionou com a mobilização que se formou.
“Além de ajudar as vítimas, muita gente também está colaborando comigo, oferecendo transporte, hospedagem e alimentação de graça”, destaca. Ele disse que um carro da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil, o transportou até a Capela do Divino, em Cuiabá, local mais afetado por deslizamentos e enchentes em Itaipava, distrito de Petrópolis.
“Um empresário também me ofereceu para ficar na casa dele, no Centro de Itaipava, onde está abrigando algumas pessoas”, conta. As chuvas já mataram mais de 600 pessoas na Região Serrana.
O voluntário está auxiliando cerca de 90 adultos e crianças que estão abrigados na Capela do Divino. “A urgência é a maior demanda. É preciso resgatar essas pessoas psicologicamente”, aponta ele. “Elas sofreram uma morte às avessas: estão vivas, mas perderam tudo. Além da casa, as crianças perderam cinco amigos na faixa dos 8 anos”, complementa.
Para Fábio, enquanto trabalham durante o dia, organizando mantimentos nos abrigos ou ajudando a limpar casas de escombros, os desabrigados refletem menos sobre a tragédia. “Sob esse aspecto, o trabalho é terapêutico e ajuda a elaborar o luto”, analisa. “Mas, à noite, quando todos estão mais quietos, a ficha cai forte. É a hora em que eu mais tenho que atuar”, conclui o voluntário.
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Cursos de verão da PUCRS
A PUCRS terá alguns cursos de férias na área da Psicologia. Um desses cursos é "Teoria e Tratamento de Tabagismo" que será oferecido pela modalidade a distância, uma boa oportunidade para quem não mora em Porto Alegre mas se interessa pelo assunto. Além disso, existem vários cursos presenciais interessantes, para quem quiser saber mais basta acessar o site: http://www.pucrs.br/educacaocontinuada/extensao/cursos_ext.html
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Psicológica TV
Você conhece o site http://psicologica.tv ?
Nele você encontra o Programa Dois Pontos, que apresenta diversos profissionais falando sobre temáticas variadas sobre Psicologia. É muito interessante.
Cientistas dizem ter criado teste para diagnóstico precoce de Alzheimer
Pesquisadores britânicos teriam encontrado uma forma de verificar se um paciente vai ter a doença anos antes dos primeiros sintomas se manifestarem.
"Cientistas britânicos dizem ter encontrado uma maneira de diagnosticar o mal de Alzheimer anos antes dos primeiros sintomas.
Um exame de punção lombar combinado a uma ressonância magnética do cérebro poderiam identificar pacientes com os primeiros sinais de demência, segundo os pesquisadores.
Atualmente não há cura ou um exame único para detectar a doença, que afeta mais de vinte milhões de pessoas ao redor do mundo.
Os cientistas esperam que um diagnóstico precoce possa ser usado para selecionar pacientes para testar novos remédios e tratamentos contra a doença.
Encolhimento do cérebro
Apesar de haver muitos possíveis remédios e vacinas contra Alzheimer em fase de testes, é difícil aferir quão eficazes eles são porque frequentemente a demência só é diagnosticada quando já está em estágio mais avançado.
Jonathan Schott e a equipe do Instituto de Neurologia da University College London desenvolveram um método que permitiria fazer o diagnóstico nos primeiros estágios da Síndrome de Alzheimer, o tipo mais comum de demência.
Os exames checam duas coisas: o encolhimento do cérebro e a presença de níveis baixos de uma proteína, a amiloide, no líquido cérebro-espinhal.
Especialistas já sabem que em pacientes afetados pela síndrome há perda de volume no cérebro e um acúmulo incomum de amiloide no cérebro, o que significa menos amiloide no líquido cérebro-espinhal.
Voluntários
A equipe de cientistas decidiu então fazer os exames de punção lombar e ressonância do cérebro em 105 voluntários saudáveis.
Os resultados, publicados na revista científica Annals of Neurology, revelaram que os cérebros dos indivíduos com baixos níveis de amiloide no líquido cérebro-espinhal (38%) encolhiam duas vezes mais rápido que os cérebros dos demais.
Eles também tinham cinco vezes mais chances de possuir o gene de risco APOE4 e de ter níveis altos de outra proteína, chamada tau, que costuma ser associada a Alzheimer.
Apesar de ainda ser muito cedo para qualquer dos voluntários desenvolver a síndrome, os pesquisadores acreditam que suas suspeitas serão confirmadas no futuro.
Isso poderia permitir que os médicos verifiquem que drogas podem ser eficientes em impedir ou adiar o aparecimento dos sintomas de demência.
'Estamos de mãos atadas por nossa incapacidade de detectar Alzheimer com precisão, mas essas descobertas podem ser fundamentais', disse Rebecca Wood, do Alzheimer's Research Trust, organização que financiou a pesquisa.
'Sabemos que os tratamentos para muitas doenças são mais bem sucedidos se realizados cedo e isso também pode valer para Alzheimer.'"
FONTE: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/12/cientistas-dizem-ter-criado-teste-para-diagnostico-precoce-de-alzheimer.html
Atualmente não há cura ou um exame único para detectar a doença, que afeta mais de vinte milhões de pessoas ao redor do mundo.
Os cientistas esperam que um diagnóstico precoce possa ser usado para selecionar pacientes para testar novos remédios e tratamentos contra a doença.
Encolhimento do cérebro
Apesar de haver muitos possíveis remédios e vacinas contra Alzheimer em fase de testes, é difícil aferir quão eficazes eles são porque frequentemente a demência só é diagnosticada quando já está em estágio mais avançado.
Jonathan Schott e a equipe do Instituto de Neurologia da University College London desenvolveram um método que permitiria fazer o diagnóstico nos primeiros estágios da Síndrome de Alzheimer, o tipo mais comum de demência.
Os exames checam duas coisas: o encolhimento do cérebro e a presença de níveis baixos de uma proteína, a amiloide, no líquido cérebro-espinhal.
Especialistas já sabem que em pacientes afetados pela síndrome há perda de volume no cérebro e um acúmulo incomum de amiloide no cérebro, o que significa menos amiloide no líquido cérebro-espinhal.
Voluntários
A equipe de cientistas decidiu então fazer os exames de punção lombar e ressonância do cérebro em 105 voluntários saudáveis.
Os resultados, publicados na revista científica Annals of Neurology, revelaram que os cérebros dos indivíduos com baixos níveis de amiloide no líquido cérebro-espinhal (38%) encolhiam duas vezes mais rápido que os cérebros dos demais.
Eles também tinham cinco vezes mais chances de possuir o gene de risco APOE4 e de ter níveis altos de outra proteína, chamada tau, que costuma ser associada a Alzheimer.
Apesar de ainda ser muito cedo para qualquer dos voluntários desenvolver a síndrome, os pesquisadores acreditam que suas suspeitas serão confirmadas no futuro.
Isso poderia permitir que os médicos verifiquem que drogas podem ser eficientes em impedir ou adiar o aparecimento dos sintomas de demência.
'Estamos de mãos atadas por nossa incapacidade de detectar Alzheimer com precisão, mas essas descobertas podem ser fundamentais', disse Rebecca Wood, do Alzheimer's Research Trust, organização que financiou a pesquisa.
'Sabemos que os tratamentos para muitas doenças são mais bem sucedidos se realizados cedo e isso também pode valer para Alzheimer.'"
FONTE: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/12/cientistas-dizem-ter-criado-teste-para-diagnostico-precoce-de-alzheimer.html
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