quinta-feira, 7 de abril de 2011

Clínica Escola da IMED inicia suas atividades


 


O dia 04 de abril de 2011 será um marco para a Escola de Psicologia da IMED, com o início do atendimento psicológico à comunidade de Passo Fundo e Região através da Clínica Escola.  O local tem o objetivo capacitar o aluno na prática psicoterápica e na avaliação psicológica, através da observação e do atendimento individual de crianças, jovens, adultos e idosos, bem como adquirir experiência clínica com grupos, casais/famílias e mediação de conflitos.

O Coordenador da Escola de Psicologia, Me. Luiz Ronaldo F. de Oliveira, salienta que atualmente, com as práticas emergentes em Psicologia já solidificadas, percebemos uma flexibilização e uma politização cada vez mais crescentes, que se associam ao desenvolvimento do trabalho clínico. Essa conduta emerge como necessária frente à multideterminação de fatores que atravessam o exercício profissional na diversidade de campos em que o psicólogo se insere.

Atendimento

A Clínica Escola está localizada junto à IMED, situada na Rua Senador Pinheiro, 304, Passo Fundo-RS, com área construída de 395,70 m² distribuída em dois pavimentos. O primeiro dispõe de duas salas para atendimento individual e supervisão, uma sala de Gesel com capacidade para 25 estudantes observarem e participarem do atendimento através do espelho. Essa sala também será destinada ao atendimento de casais e família. Consta também de dois banheiros sendo um masculino e um feminino, adaptado para crianças e portadores de necessidades especiais.

O segundo pavimento dispõe de uma sala para secretaria, uma sala para coordenação da clínica, sala de espera, uma sala para arquivamento de materiais, três salas de atendimento individual e casal, uma brinquedoteca para atendimento infantil e dois banheiros, sendo um masculino e um feminino adaptado para crianças e portadores de necessidades especiais.

O atendimento será realizado de segunda a sextas-feiras das 9h às 12h e das 14h às 20h.

Atividades desenvolvidas pela clínica

De acordo com o Coordenador a demanda da Clínica Escola da IMED será oriunda do município de Passo Fundo e região. Serão atendidas pessoas encaminhadas pelas instituições conveniadas com a faculdade e também pessoas vindas de demandas específicas.

“Oferecemos também atendimento para alunos e professores das escolas municipais e estaduais de Passo Fundo que forem encaminhados ou procurarem a clínica espontaneamente.Os atendimentos serão cobrados de acordo com a declaração de renda do paciente, sendo que o valor incidirá em 1% da renda individual do sujeito. Esse valor será revertido através da manutenção e investimentos realizado na própria Clínica Escola da IMED”, salienta o Coordenador.

As atividades terão como padrão os seguintes procedimentos:

Acolhimento inicial: destinado às pessoas que buscarem auxílio psicológico pela primeira vez no local. Será realizado pelos estagiários de Clínica e supervisionado pelos professores psicólogos da Escola de Psicologia da IMED.

Triagem: nesta modalidade será realizada uma avaliação das condições tanto psicológicas quanto sociais. A partir da triagem os pacientes serão encaminhados para as demais atividades (psicoterapias, psicodiagnóstico) desenvolvidas na Clínica-Escola, de acordo com a demanda avaliada.

“Após a triagem será oferecido psicoterapia infantil, adolescente, adulto, Casal/família, grupoterapia, psicodiagnóstico e ou avaliação psicológica. Trata-se de uma proposta de atendimento psicológico, através da qual se examina os aspectos relacionados que geram conflito e a busca de solução da problemática apresentada inicialmente pelo indivíduo, casal/família, etc. A clínica oferecerá atividades acadêmicas como seminários teóricos-clínicos, onde participam desta atividade todos os estagiários da instituição e convidados para debater e estudar casos e temas relacionados à clínica”, aponta o Coordenador.

Informações
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3045-6100 ou pelo email clinicapsicologia@imed.edu.br.

Um comentário:

  1. Uuuuuuaaaaaaaaaaau!
    Que legal! Sucesso aos colegas estagiários =D

    ResponderExcluir