terça-feira, 15 de junho de 2010

Quem disse que a psicologia não é unida? Entrevista realizado pelo DAscomplica ao DAPsi

[Continuação]
Por Marciana Zambillo

DAscomplica: Como surgiu o evento (III Mostra de Produções Coletivas; o III Fórum de Pesquisa e Intervenção; e o I Círculo de Palestras)?

Eduardo - DAPsi: Surgiu em 2007. Aliás, interessante que esse evento e o DAPsi tem uma história dependente um do outro. Não tínhamos diretório acadêmico do curso e no ano 2007, a turma (que era sempre o 5º semestre) responsável pela organização da Semana Acadêmica resolveu não realizar o evento. Para não ficarmos sem nada, dois colegas veteranos trouxeram a ideia de montar uma entidade estudantil para que organizasse esses eventos. Fui um dos convidados iniciais e em 2007 estávamos com cerca de 17 membros e realizamos a I Mostra de Produções Coletivas e I Fórum de Pesquisa e Intervenção em Psicologia, que aconteceu no lugar da Semana Acadêmica. Com o sucesso, mantivemos o DAPsi. No ano seguinte, 2008, realizamos a segunda edição, que foi maior e mais abrangente que a anterior, contando com a presença do CAP (Centro Acadêmico de Psicologia) de nossos colegas da UNIJUI/Ijuí (URI e UNIJUI são concorrentes, mas superamos isso como estudantes). Nesse ano, o evento aconteceu mesmo com a Semana Acadêmica retornando. Assim, tínhamos dois grandes momentos dos alunos por ano. Infelizmente, em 2009, devido aos problemas com a H1N1, e a agenda do curso muito limitada, o evento não aconteceu, o que nos deixou bastante decepcionados. Este ano, agora já na terceira gestão, vamos realizar o evento, acrescentando o I Círculo de Palestras, cujos nomes ainda estamos buscando, além do professor Vinicius.


DAscomplica: Qual é o papel do DA dentro do curso de psico aí em Sto. Angelo?

Eduardo - DAPsi: Tem um papel muito importante. A quantidade de eventos e a participação acadêmica em sua realização aumentou significativamente. Além disso, fomos o primeiro Diretório Acadêmico de algum curso aqui na Universidade, que contava apenas com o DCE (que reuniria todos os cursos). Também temos uma ótima relação com a coordenação do curso


DAscomplica: Como foi escolhida a temática do evento?

Eduardo - DAPsi:
Vários foram os motivos. mas o principal, com certeza, é de valorizar a produção em psicologia de intervenções em estágios, pesquisas, projetos de extensão, etc., reunindo a comunidade para que esta saiba o que os acadêmicos do curso estão realizando na comunidade de Santo Ângelo e região. Por exemplo, o grande "achado" deste evento é poder reunir comunidade acadêmica, comunidae popular e os usuários de serviços junto dos quais os acadêmicos realizam trabalhos e intervenções. Assim, tivemos usuários do CAPS da cidade falando sobre a oficina de rádio, aprsentando-a, jovens internados no SOS Vida (casa de reabilitação para usuários de drogas) apresentando-se na capoeira...e falando/vendendo jornais que eles mesmos produzem nos grupos das acadêmicas na isntituições, etc.É um movimento muito democrático, como pouco é visto em qualquer Universidade. Momento muito rico e gratificante para todos.


DAscomplica: Quais são as perspectivas para o evento e os projetos futuros?

Eduardo - DAPsi: A expectativa mínima é que esta terceira edição supere em todos os aspectos as anteriores. Tarefa dificil, mas com tanta coisa sendo realizada de interessante, os nomes que aos poucos vão sendo confirmados de diversas áreas da Psicologia, e a participação dos nossos queridos colegas de outras Universidades, conseguiremos isso. Estamos no meio do processo de eleição da 4º gestão do DAPsi. O evento acontecerá quando a próxima gestão já estiverer liderando e representando os estudantes, e sabemos que conseguiremos manter a qualdiade e aumentar as atividades proporcionadas pelos estudantes. Para este ano, o foco está sendo nesse evento, o maior de todo o curso, com certeza.


DAscomplica: O que o DAPsi pode dizer para o DAscomplica em termos de representação estudantil?

Eduardo - DAPsi: Posso dizer (como membro original em atividade ainda), e sei que falo em nome de todos os membros, que pensem sempre nos estudantes como colegas e apoiadores. Acreditem na potência do seu curso e da sua instituição. Há muitos obstáculos, com certeza, mas poder conquistar maior espaço acadêmico e respieto das outras esferas, não tem preço. Também, mantenham-se em ativa. Reunam-se semanalmente, mesmo sem muita coisa para discutir no momento. Ousem bastante. Se pensarem alto e tiverem que poder algumas coisas, pelo menos o possível já será algo grande. E que possam contar com os colegas aqui de Santo ângelo, que admiram muito o pessoal de Passo Fundo, esse centro estudantil que é o maior do interior do RS.

>>>> Para conhecer o DAPsi, acesse: www.dapsiurisantoangelo.blogspot.com <<<<

Nenhum comentário:

Postar um comentário