sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Curso de Nivelamento em Rorschach

A IMED realizará um curso de nivelamento sobre a técnica de Rorschach (clique na imagem acima para ler os detalhes). Entrevistamos a coordenadora do curso, a prof. Ms. Gabriela Quadros de Lima para saber um pouco mais sobre a técnica:


- O que é a técnica de Rorschach?

É uma técnica de avaliação psicológica projetiva construída para a verificação da estrutura da personalidade do indivíduo e o funcionamento de seus psicodinamismos. O instrumento é composto por dez cartões, os quais servem de estímulos pouco organizados que levam o indivíduo em avaliação a expressar conteúdos associativo-perceptivos representativos de seu mundo interno.

- Ela pode ser aplicada em que tipo de situação?

A técnica pode ser utilizada no contexto da avalição psicológica, sempre que se tornar importante conhecer a personalidade e o funcionamento psíquico do indivíduo de forma profunda e consistente.

- Por que é importante aprender esta técnica?

O Rorschach é um dos mais importantes instrumentos projetivos disponíveis no mercado para os profissionais da Psicologia, sendo amplamente utilizado no Brasil e no exterior. O profissional ou estudante de Psicologia que não dispor de conhecimento básico na utilização deste instrumento, certamente estará com um déficit na sua formação no que concerne a área da avaliação psicológica.

Um comentário:

  1. Não concordo que "O profissional ou estudante de Psicologia que não dispor de conhecimento báisco na utilização deste instrumento, certamente estará com um déficit na sua formação...". A grande maioria das faculdade nem tem esta matéria na sua grade horária. E os testes são só um tipo de prático de colher dados instântaneos e possivelmente momentâneos. É só uma ferramenta e não A Psicologia.

    ResponderExcluir