sexta-feira, 23 de setembro de 2011

VI Curso de Verão em Psicobiologia

Ficou interessado? Então presta atenção nas informações que o blog percepto nos traz


O Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto, convida alunos de graduação de todo o Brasil para participar do VI Curso de Verão em Psicobiologia.

Este curso é oferecido anualmente com o objetivo de divulgar as pesquisas realizadas neste Programa de Pós-Graduação. Além disso, é uma oportunidade para estabelecer o contato de alunos de graduação às diferentes linhas de pesquisa em Psicobiologia.

A Psicobiologia é uma área do conhecimento que estuda a biologia do comportamento, cuja característica principal é sua interdisciplinaridade. Deste modo, áreas como psicologia, biologia, fisiologia convergem em um objetivo comum: investigar o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso durante a aquisição de informações do meio e a expressão do comportamento.

Você que é aluno de Biologia, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Psicologia ou outras áreas afins, ficou interessado?

O próximo Curso de Verão será realizado entre os dias 30 de janeiro e 10 de fevereiro de 2012. As inscrições podem ser feitas aqui. Elas serão realizadas de 01 de setembro a 30 de outubro deste ano.

Para obter mais informações, acesse a página do Curso de Verão

Fonte: http://blogpercepto.blogspot.com

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

TV de psicologia e pensamento

As acadêmicas Priscila da Rosa e Roseane Militz Carvalho nos recomendaram, através do facebook, um "site bem bom para nós que fazemos Psicologia", diz Priscila. O site é: http://www.psicologica.tv/


Obrigada pela dica, garotas!

Sugestões e reclamações também pelo FB: facebook.com/dascomplica.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Curso de Nivelamento de Estatística


Conteúdo progmático:
- Estatística descritiva e inferencial.
- Conceitos: População, amostra, censo e variáveis;
- Distribuição de frequência;
- Representação gráfica de uma distribuição de frequência;
- Medidas de tendência central: média, moda e mediana.
- Medidas separatrizes: quartil e percentil;
- Medidas de dispersão: variância, desvio- padrão e coeficiente de variação.
- Teste t student para uma amostra; para amostras independentes e para amostras pareadas;
- Teste qui-quadrado;

- Teste F de Friedmann;
- Teste Mann-Whitney.
- Análises de variância
- ANOVA
- Correlação e regressão linear.
- Aplicação de software estatístico.

Quando:
17/09
01/10
24/10

Público alvo: Discentes da IMED

Certificação do curso: 12 horas

Inscrições: 05/09 a 15/09, no site da IMED no menu INSCRIÇÕES ABERTAS

Promoção: Escolas de Administração, Odontologia e Psicologia

Escola de Psicologia promove evento em comemoração ao dia do psicólogo



A sexta-feira (26/08) foi marcada pelo evento promovido pela Escola de Psicologia em parceria com o DAscomplica (Diretório Acadêmico da Escola de Psicologia). Estiveram presentes o Diretor Acadêmico, Dr. Vinícius T. Ferreira, o Coordenador da Escola de Psicologia, Me. Luiz Ronaldo de Oliveira, representantes do DAscomplica, representante da Secretaria Municipal de Saúde, professores e acadêmicos. O evento contou ainda com a presença da Presidente do Conselho Regional de Psicologia e palestrante da noite, Dra. Vera Lúcia Pasini.
Vera Lúcia abordou em sua fala os avanços da profissão ‘Psicólogo’ no Brasil, com seus desafios e perspectivas. Após a palestra foi aberto um espaço para que os participantes pudessem debater com a palestrante.
A palestra e demais atividades foram preparadas como uma forma de celebrar o Dia do Psicólogo, comemorado no dia 27 de agosto.

Professores e alunos participam da Jornada de Estudos sobre Conjugalidade e Sexualidade


Os acadêmicos da Escola de Psicologia, professores, alunos do curso da Pós-Graduação em Relações Familiares e Conjugais e os integrantes do Núcleo de Estudos de Casal e Família (NEFAC) da IMED, participaram da programação da primeira Jornada de Estudos sobre Conjugalidade e Sexualidade. A atividade, realizada nos dias 26 e 27 de agosto no Auditório Biomédico em Passo Fundo, contou com a presença da Dra. Maria Cristina Milanez Werner. Ela é psicóloga clínica e jurídica, sexóloga e terapeuta de casal e família entre outras atribuições.
Os alunos e professores da IMED Participaram de palestra e do workshop que tratou dos seguintes temas: Fantasias Sexuais e Conjugalidade e o olhar sistêmico sobre as disfunções sexuais masculinas, femininas e de casal.

Núcleo de Estudo de Família e Casal da IMED promove I Ciclo de Palestras



Iniciou nesta segunda-feira (29/08) o I Ciclo de Palestras do Núcleo de Estudos de Família e Casal da IMED (NEFAC). O tema deste primeiro encontro “Namoro! É sério?” foi trabalhado pelos acadêmicos do X nível da Escola de Psicologia e membros do NEFAC, Priscila Corazza e Rodrigo Iran Melara Simões.
O evento contou com a participação de professores e acadêmicos de diversos níveis da Psicologia. O objetivo do Ciclo de Palestras é abordar temas referentes à conjugalidade. As palestras acontecem no Miniauditório da IMED e tem entrada franca.
Próximos encontros:
12 de setembro: Por que as pessoas casam?
19 de outubro: Desafios presentes na conjugalidade
07 de novembro: A sexualidade na conjugalidade

I Ciclo de Palestras do Núcleo de Estudos de Família e Casal da IMED

O que: I Ciclo de Palestras do Núcleo de Estudos de Família e Casal da IMED

Quando:
12 de setembro: Porque as pessoas casam?
19 de outubro: Desafios presentes na conjugalidade
07 de novembro: A sexualidade na conjugalidade

Onde: Miniauditório
Horário: 19h30min
Entrada franca

Curso de nivelamento “Psicoterapia e o uso de Psicofármacos"

Aconteceu nesta quinta-feira (01/09) o primeiro encontro do Curso de Nivelamento “Psicoterapia e o uso de Psicofármacos”. O evento reuniu acadêmicos de diferentes níveis da Escola de Psicologia da IMED. A responsável pelo curso é a professora Dra. Marcia Fortes Wagner e os encontros são ministrados pelo professor Me. Claudio Joaquim Paiva Wagner. Neste primeiro encontro foi realizada uma introdução aos estudos dos psicofármacos / Ansiolíticos, Hipnóticos e Sedativos.

Os objetivos do curso são proporcionar aos alunos o estudo dos principais psicofármacos, como atuam no sistema nervoso, suas indicações e contra-indicações de uso nas psicopatologias, bem como possíveis efeitos colaterais. O curso pretende ser desenvolvido a partir de um enfoque integrado com a psicoterapia, visto a comprovação através das pesquisas da eficácia do tratamento combinado em diversos transtornos psicológicos.

Nos próximos encontros serão abordados ainda temas como o uso de antidepressivos; o uso de ansiolíticos, hipnóticos e sedativos; o uso de antipsicóticos e estabilizadores do humor; e o uso de estimulantes do sistema nervoso central.