quinta-feira, 28 de abril de 2011

Professores da Escola de Psicologia são autores de capítulo de livro publicado pela Casa do Psicólogo


Os professores da Escola de Psicologia Dr. Vinícius Ferreira, Diretor Acadêmico da IMED e Dra Marcia Wagner participam como autores de capítulo de livro publicado pela Casa do Psicólogo e lançado no VIII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas que ocorreu em Florianópolis no período de 06 a 08 de abril.

O livro intitulado Manual Prático de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental foi organizado pelas psicólogas Ilana Andretta e Margareth da Silva Oliveira e editado pela Casa do Psicólogo, 2011. É uma obra que tem por objetivo apresentar os fundamentos teóricos das Terapias Cognitivo-Comportamentais e exemplos de sua aplicação no cotidiano da clínica, fornecendo um panorama geral dos modelos de tratamento de diversas psicopatologias.

Foram publicados os seguintes capítulos:

• A Terapia Cognitivo-Comportamental em grupos, de autoria de Margareth da Silva Oliveira, Marcia Fortes Wagner, Irani Iracema de Lima Argimon e Ilana Andretta.

• Treinamento de habilidades sociais e sua aplicabilidade na prática clínica, de autoria de Marcia Fortes Wagner, Margareth da Silva Oliveira e Vicente E. Caballo.

• A Bioética no contexto da psicoterapia e na perspectiva cognitivo-comportamental, de autoria de Vinícius Renato Thomé Ferreira.

Os professores ressaltam a importância da Escola de Psicologia publicar temas atuais que trazem importantes contribuições aos profissionais e acadêmicos da área, além de aumentar a visibilidade de nossa instituição enquanto um importante pólo regional de estímulo ao ensino e pesquisa no cenário nacional das instituições de ensino superior.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Professora e acadêmicas da Escola de Psicologia apresentaram trabalhos em Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas


A professora da Escola de Psicologia da IMED, Dra. Marcia Fortes Wagner esteve presente no VIII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas que ocorreu de 06 a 08 de abril em Florianópolis, SC.  Durante o evento foram apresentados dois trabalhos, os quais descreveram os resultados da Tese de Doutorado defendida pela professora Marcia no dia 28 de fevereiro de 2011. Um deles foi desenvolvido em co-autoria com as acadêmicas da Escola de Psicologia Marciana Zambillo, Daiane Carina Hahn, Amanda Reginato de Mello, Fernanda Teixeira, Marinês Pituco Bicca e Verônica Salvi Triches.

Os trabalhos apresentados foram:

*Adaptação Brasileira do Cuestionário de Ansiedad Social para Adultos (CASO-A30) na modalidade de pôster. Os autores do trabalho foram: Marcia Fortes Wagner (IMED), Angela Aparecida Wolff Oliveira (PUCRS), Anderson Siqueira Pereira (PUCRS), Marciana Zambillo (IMED), Daiane Carina Hahn (IMED), Amanda Reginato de Mello (IMED), Fernanda Teixeira (IMED), Marinês Pituco Bicca (IMED), Verônica Salvi Triches (IMED) e Margareth da Silva Oliveira (PUCRS).

*Avaliação de habilidades sociais em diferentes populações clínicas na modalidade de simpósio oral. Os autores e debatedores do simpósio foram: Marcia Fortes Wagner (IMED), Margareth da Silva Oliveira (PUCRS) e Jaqueline Garcia da Silva (PUCRS), sendo coordenado pela psicóloga Circe Petersen (Projecto).

A professora Marcia enfatiza a importância da Escola de Psicologia da IMED estar presente em congressos da área, o que propicia maior visibilidade de nossa instituição, enquanto um Centro de Ensino Superior de destaque na região. “A apresentação de trabalhos com a participação de acadêmicas evidencia que a IMED estimula em seus discentes o gosto pela pesquisa e proporciona inúmeros contatos, fato que pode gerar futuras parcerias com outras instituições e profissionais nacionais e internacionais”, aponta a professora.

sábado, 9 de abril de 2011

Já conheces o Blog do CETEST?

O blog CETEST/IMED foi lançado em março deste ano, trata-se da página oficial do Centro de Estudos e Testagens Psicológicas da Faculdade Meridional - CETEST/IMED.

O CETEST é um projeto que vem sendo pensado há cerca de um ano. Ele nasceu do desejo de constituir um centro especializado em testes psicológicos para auxiliar o trabalho dos profissionais que avaliam o comportamento humano em diferentes contextos.

O blog pretende ser um canal aberto de contato com psicólogos e estudantes de psicologia, interessados em avaliação psicológica. Se você tiver dúvidas, curiosidades ou necessidades referentes a testes e avaliações psicológicas, entre em contato pelo email cetest@imed.edu.br

Aqui ó: http://cetestimed.blogspot.com/

Boa leitura, pessoal!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Clínica Escola da IMED inicia suas atividades


 


O dia 04 de abril de 2011 será um marco para a Escola de Psicologia da IMED, com o início do atendimento psicológico à comunidade de Passo Fundo e Região através da Clínica Escola.  O local tem o objetivo capacitar o aluno na prática psicoterápica e na avaliação psicológica, através da observação e do atendimento individual de crianças, jovens, adultos e idosos, bem como adquirir experiência clínica com grupos, casais/famílias e mediação de conflitos.

O Coordenador da Escola de Psicologia, Me. Luiz Ronaldo F. de Oliveira, salienta que atualmente, com as práticas emergentes em Psicologia já solidificadas, percebemos uma flexibilização e uma politização cada vez mais crescentes, que se associam ao desenvolvimento do trabalho clínico. Essa conduta emerge como necessária frente à multideterminação de fatores que atravessam o exercício profissional na diversidade de campos em que o psicólogo se insere.

Atendimento

A Clínica Escola está localizada junto à IMED, situada na Rua Senador Pinheiro, 304, Passo Fundo-RS, com área construída de 395,70 m² distribuída em dois pavimentos. O primeiro dispõe de duas salas para atendimento individual e supervisão, uma sala de Gesel com capacidade para 25 estudantes observarem e participarem do atendimento através do espelho. Essa sala também será destinada ao atendimento de casais e família. Consta também de dois banheiros sendo um masculino e um feminino, adaptado para crianças e portadores de necessidades especiais.

O segundo pavimento dispõe de uma sala para secretaria, uma sala para coordenação da clínica, sala de espera, uma sala para arquivamento de materiais, três salas de atendimento individual e casal, uma brinquedoteca para atendimento infantil e dois banheiros, sendo um masculino e um feminino adaptado para crianças e portadores de necessidades especiais.

O atendimento será realizado de segunda a sextas-feiras das 9h às 12h e das 14h às 20h.

Atividades desenvolvidas pela clínica

De acordo com o Coordenador a demanda da Clínica Escola da IMED será oriunda do município de Passo Fundo e região. Serão atendidas pessoas encaminhadas pelas instituições conveniadas com a faculdade e também pessoas vindas de demandas específicas.

“Oferecemos também atendimento para alunos e professores das escolas municipais e estaduais de Passo Fundo que forem encaminhados ou procurarem a clínica espontaneamente.Os atendimentos serão cobrados de acordo com a declaração de renda do paciente, sendo que o valor incidirá em 1% da renda individual do sujeito. Esse valor será revertido através da manutenção e investimentos realizado na própria Clínica Escola da IMED”, salienta o Coordenador.

As atividades terão como padrão os seguintes procedimentos:

Acolhimento inicial: destinado às pessoas que buscarem auxílio psicológico pela primeira vez no local. Será realizado pelos estagiários de Clínica e supervisionado pelos professores psicólogos da Escola de Psicologia da IMED.

Triagem: nesta modalidade será realizada uma avaliação das condições tanto psicológicas quanto sociais. A partir da triagem os pacientes serão encaminhados para as demais atividades (psicoterapias, psicodiagnóstico) desenvolvidas na Clínica-Escola, de acordo com a demanda avaliada.

“Após a triagem será oferecido psicoterapia infantil, adolescente, adulto, Casal/família, grupoterapia, psicodiagnóstico e ou avaliação psicológica. Trata-se de uma proposta de atendimento psicológico, através da qual se examina os aspectos relacionados que geram conflito e a busca de solução da problemática apresentada inicialmente pelo indivíduo, casal/família, etc. A clínica oferecerá atividades acadêmicas como seminários teóricos-clínicos, onde participam desta atividade todos os estagiários da instituição e convidados para debater e estudar casos e temas relacionados à clínica”, aponta o Coordenador.

Informações
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3045-6100 ou pelo email clinicapsicologia@imed.edu.br.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Nota de repúdio publicada pelo CRPRS


O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, por meio da sua Assembleia Plenária, vem a público manifestar repúdio às manifestações de cunho racista e homofóbico emitidas pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) nesta semana.

O CRPRS considera inaceitável a atitude discriminatória e preconceituosa de uma pessoa eleita para representar a população. O combate à homofobia é um dos compromissos da Psicologia junto à sociedade e discorda da relação entre homossexualidade e doença feita pelo parlamentar.

O CRPRS lembra que a Resolução nº 1/1999, do Conselho Federal de Psicologia, estabelece as normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da orientação sexual. A resolução prevê que a atuação profissional não deve abordar a homossexualidade como patologia ou executar “terapias de reversão”, mas sim considerá-la como uma das sexualidades possíveis.

Repudiamos ainda as manifestações de apologia ao golpe civil-militar, ocorrido no dia 1º. de abril de 1964, feitas pelo deputado. Consideramos que esta é uma data importante para lembrarmos que o governo democraticamente eleito de João Goulart foi derrubado por um golpe de Estado. Os 21 anos de ditadura que se seguiram foram caracterizados pelo aniquilamento daqueles que lutavam por um Brasil mais justo. Com a participação de civis e militares crimes como tortura, seqüestros e assassinatos tornaram-se prática oficial do Estado. Passados 47 anos, a sociedade ainda reivindica o direito à memória e à verdade. Diferentemente do que ocorre em toda América Latina, aqui o governo brasileiro se recusa a cumprir a legislação vigente que garante ao povo o direito a conhecer sua própria história.

Como prevê o Código de Ética Profissional, o trabalho do psicólogo tem como princípio fundamental o respeito e a promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano. Deste modo reiteramos o compromisso da categoria com práticas que contribuam para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul