sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Psicológica TV

Você conhece o site http://psicologica.tv ?
Nele você encontra o Programa Dois Pontos, que apresenta diversos profissionais falando sobre temáticas variadas sobre Psicologia. É muito interessante.

Cientistas dizem ter criado teste para diagnóstico precoce de Alzheimer

Pesquisadores britânicos teriam encontrado uma forma de verificar se um paciente vai ter a doença anos antes dos primeiros sintomas se manifestarem.


"Cientistas britânicos dizem ter encontrado uma maneira de diagnosticar o mal de Alzheimer anos antes dos primeiros sintomas.
Um exame de punção lombar combinado a uma ressonância magnética do cérebro poderiam identificar pacientes com os primeiros sinais de demência, segundo os pesquisadores.
Atualmente não há cura ou um exame único para detectar a doença, que afeta mais de vinte milhões de pessoas ao redor do mundo.
Os cientistas esperam que um diagnóstico precoce possa ser usado para selecionar pacientes para testar novos remédios e tratamentos contra a doença.
Encolhimento do cérebro
Apesar de haver muitos possíveis remédios e vacinas contra Alzheimer em fase de testes, é difícil aferir quão eficazes eles são porque frequentemente a demência só é diagnosticada quando já está em estágio mais avançado.
Jonathan Schott e a equipe do Instituto de Neurologia da University College London desenvolveram um método que permitiria fazer o diagnóstico nos primeiros estágios da Síndrome de Alzheimer, o tipo mais comum de demência.
Os exames checam duas coisas: o encolhimento do cérebro e a presença de níveis baixos de uma proteína, a amiloide, no líquido cérebro-espinhal.
Especialistas já sabem que em pacientes afetados pela síndrome há perda de volume no cérebro e um acúmulo incomum de amiloide no cérebro, o que significa menos amiloide no líquido cérebro-espinhal.
Voluntários
A equipe de cientistas decidiu então fazer os exames de punção lombar e ressonância do cérebro em 105 voluntários saudáveis.
Os resultados, publicados na revista científica Annals of Neurology, revelaram que os cérebros dos indivíduos com baixos níveis de amiloide no líquido cérebro-espinhal (38%) encolhiam duas vezes mais rápido que os cérebros dos demais.
Eles também tinham cinco vezes mais chances de possuir o gene de risco APOE4 e de ter níveis altos de outra proteína, chamada tau, que costuma ser associada a Alzheimer.
Apesar de ainda ser muito cedo para qualquer dos voluntários desenvolver a síndrome, os pesquisadores acreditam que suas suspeitas serão confirmadas no futuro.
Isso poderia permitir que os médicos verifiquem que drogas podem ser eficientes em impedir ou adiar o aparecimento dos sintomas de demência.
'Estamos de mãos atadas por nossa incapacidade de detectar Alzheimer com precisão, mas essas descobertas podem ser fundamentais', disse Rebecca Wood, do Alzheimer's Research Trust, organização que financiou a pesquisa.
'Sabemos que os tratamentos para muitas doenças são mais bem sucedidos se realizados cedo e isso também pode valer para Alzheimer.'"

FONTE: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/12/cientistas-dizem-ter-criado-teste-para-diagnostico-precoce-de-alzheimer.html

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Vlog DAscomplica #2 - MIC IMED

Demorou mas saiu! Desculpem o atraso, mas depois de vários problemas técnicos finalmente está pronto!
Confiram!



Fotos: confraternização do VIII/IX Nível

No dia 21/12/10 os alunos do VIII (agora IX) Nível da Psicologia realizaram uma confraternização de fim de ano com amigo secreto. Foi lembrada também que com a data começou a contagem regressiva de 13 meses para a formatura dessa que é a primeira turma da Escola de Psicologia.
As fotos:




























sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Acadêmicas da Escola de Psicologia da IMED participaram de Workshop sobre Terapia Familiar




As acadêmicas da Escola de Psicologia da IMED participaram em Porto Alegre de um Workshop sobre Terapia Familiar Breve: o modelo Sistêmico - Vivencial, com o terapeuta de família Moisés Groisman.

As alunas tiveram a oportunidade de ouvir o terapeuta, assistir um atendimento realizado por ele e sua equipe, bem como de participar de um exercício sistêmico-vivencial realizado pelo palestrante. As estudantes  aproveitaram ainda para comprar livros publicados pelo autor, com direito a autógrafo.