quinta-feira, 24 de junho de 2010

Convite do CAPS II Nosso Espaço

Amigos e parceiros do CAPS II Nosso Espaço!

Usuários, familiares e equipe têm a honra de convidar a todos vocês para a
QUERMESSE DO CAPS II NOSSO ESPAÇO!

Será no dia
08/07/2010, quinta feira, das 9 às 16 horas.

Durante todo o dia o CAPS estará de portas abertas para a comunidade, vendendo as produções das oficinas: crochê, tricô, bijuterias, panos de prato, artesanato em biscuit, velas e sabonetes, entre outras ofertas.

Também haverá venda de quitutes preparados especialmente para a ocasião e as já tradicionais camisetas do CAPS II, em diversas cores e com preços bem camaradas.

Teremos ainda uma exposição especial das produções da
Oficina de Arteterapia.

Venham fazer parte dessa festa!
Sua presença vai fazer a diferença.


Equipe CAPS II Nosso Espaço "Somos todos LOUCOS pela vida"
Centro de Atenção Psicossocial de Passo Fundo
R. Paissandu, 2131 Centro
54 3314 5276

terça-feira, 22 de junho de 2010

MIC- Mostra de Inciação Científica, Pesquisa e Extensão


PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

2ª edição do CINEPSICO

Colegas da Psicologia

As turmas do V Nível – manhã e noite – estão promovendo a 2ª edição do CINEPSICO.

O evento acontece uma vez por mês, sempre aos sábados à tarde na IMED.

A idéia e a iniciativa partiram dos alunos e não está vinculada a nenhuma disciplina ou professor.

O objetivo é reunir os colegas da Psicologia em um momento onde possamos nos encontrar, conversar, nos divertir vendo um bom filme e comendo muita pipoca.

Como não poderia deixar de ser, os filmes têm temáticas relacionadas à Psicologia.

Então, convidamos a todos para, no sábado, dia 26 de junho, assistir ao Filme PRECIOSA – vencedor do Oscar/2010 de melhor atriz coadjuvante.

Leve pipoca, chimarrão, balinhas, chocolates...

Vai ser no Mini-auditório, a partir das 13:30.

Sua presença muito nos alegrará!

Até lá.

V Nível.


(Segue abaixo o cartaz de divulgação do evento e a sinopse do filme)


Sinopse do Filme Preciosa Uma História de Esperança
Claireece Preciosa Jones sofre privações inimagináveis em sua juventude. Abusada pela mãe, violentada por seu pai, ela cresce pobre, irritada, analfabeta, gorda, sem amor e geralmente passa despercebida. A melhor maneira de saber sobre ela são suas próprias falas: “Às vezes eu desejo que não estivesse viva. Mas eu não sei como morrer. Não há nenhum botão para desligar. Não
importa o quão ruim eu me sinta, meu coração não para de bater e meus olhos se abrem pela manhã”. Uma história intensa de adversidade e esperança.


Você também pode enviar dicas e sugestões de filmes para o CINEPSICO, basta deixar seu comentário!!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Quem disse que a psicologia não é unida? Entrevista realizado pelo DAscomplica ao DAPsi

[Continuação]
Por Marciana Zambillo

DAscomplica: Como surgiu o evento (III Mostra de Produções Coletivas; o III Fórum de Pesquisa e Intervenção; e o I Círculo de Palestras)?

Eduardo - DAPsi: Surgiu em 2007. Aliás, interessante que esse evento e o DAPsi tem uma história dependente um do outro. Não tínhamos diretório acadêmico do curso e no ano 2007, a turma (que era sempre o 5º semestre) responsável pela organização da Semana Acadêmica resolveu não realizar o evento. Para não ficarmos sem nada, dois colegas veteranos trouxeram a ideia de montar uma entidade estudantil para que organizasse esses eventos. Fui um dos convidados iniciais e em 2007 estávamos com cerca de 17 membros e realizamos a I Mostra de Produções Coletivas e I Fórum de Pesquisa e Intervenção em Psicologia, que aconteceu no lugar da Semana Acadêmica. Com o sucesso, mantivemos o DAPsi. No ano seguinte, 2008, realizamos a segunda edição, que foi maior e mais abrangente que a anterior, contando com a presença do CAP (Centro Acadêmico de Psicologia) de nossos colegas da UNIJUI/Ijuí (URI e UNIJUI são concorrentes, mas superamos isso como estudantes). Nesse ano, o evento aconteceu mesmo com a Semana Acadêmica retornando. Assim, tínhamos dois grandes momentos dos alunos por ano. Infelizmente, em 2009, devido aos problemas com a H1N1, e a agenda do curso muito limitada, o evento não aconteceu, o que nos deixou bastante decepcionados. Este ano, agora já na terceira gestão, vamos realizar o evento, acrescentando o I Círculo de Palestras, cujos nomes ainda estamos buscando, além do professor Vinicius.


DAscomplica: Qual é o papel do DA dentro do curso de psico aí em Sto. Angelo?

Eduardo - DAPsi: Tem um papel muito importante. A quantidade de eventos e a participação acadêmica em sua realização aumentou significativamente. Além disso, fomos o primeiro Diretório Acadêmico de algum curso aqui na Universidade, que contava apenas com o DCE (que reuniria todos os cursos). Também temos uma ótima relação com a coordenação do curso


DAscomplica: Como foi escolhida a temática do evento?

Eduardo - DAPsi:
Vários foram os motivos. mas o principal, com certeza, é de valorizar a produção em psicologia de intervenções em estágios, pesquisas, projetos de extensão, etc., reunindo a comunidade para que esta saiba o que os acadêmicos do curso estão realizando na comunidade de Santo Ângelo e região. Por exemplo, o grande "achado" deste evento é poder reunir comunidade acadêmica, comunidae popular e os usuários de serviços junto dos quais os acadêmicos realizam trabalhos e intervenções. Assim, tivemos usuários do CAPS da cidade falando sobre a oficina de rádio, aprsentando-a, jovens internados no SOS Vida (casa de reabilitação para usuários de drogas) apresentando-se na capoeira...e falando/vendendo jornais que eles mesmos produzem nos grupos das acadêmicas na isntituições, etc.É um movimento muito democrático, como pouco é visto em qualquer Universidade. Momento muito rico e gratificante para todos.


DAscomplica: Quais são as perspectivas para o evento e os projetos futuros?

Eduardo - DAPsi: A expectativa mínima é que esta terceira edição supere em todos os aspectos as anteriores. Tarefa dificil, mas com tanta coisa sendo realizada de interessante, os nomes que aos poucos vão sendo confirmados de diversas áreas da Psicologia, e a participação dos nossos queridos colegas de outras Universidades, conseguiremos isso. Estamos no meio do processo de eleição da 4º gestão do DAPsi. O evento acontecerá quando a próxima gestão já estiverer liderando e representando os estudantes, e sabemos que conseguiremos manter a qualdiade e aumentar as atividades proporcionadas pelos estudantes. Para este ano, o foco está sendo nesse evento, o maior de todo o curso, com certeza.


DAscomplica: O que o DAPsi pode dizer para o DAscomplica em termos de representação estudantil?

Eduardo - DAPsi: Posso dizer (como membro original em atividade ainda), e sei que falo em nome de todos os membros, que pensem sempre nos estudantes como colegas e apoiadores. Acreditem na potência do seu curso e da sua instituição. Há muitos obstáculos, com certeza, mas poder conquistar maior espaço acadêmico e respieto das outras esferas, não tem preço. Também, mantenham-se em ativa. Reunam-se semanalmente, mesmo sem muita coisa para discutir no momento. Ousem bastante. Se pensarem alto e tiverem que poder algumas coisas, pelo menos o possível já será algo grande. E que possam contar com os colegas aqui de Santo ângelo, que admiram muito o pessoal de Passo Fundo, esse centro estudantil que é o maior do interior do RS.

>>>> Para conhecer o DAPsi, acesse: www.dapsiurisantoangelo.blogspot.com <<<<

sábado, 12 de junho de 2010

A PSICOLOGIA DA IMED SAI A PASSEIO: PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA EM STO. ÂNGELO


Por Marciana Zambillo


O curso de Psicologia da URI-Santo Ângelo juntamente com a Coordenação e o DAPsi (Diretório Acadêmico de Psicologia) promovem a III Mostra de Produções Coletivas; o III Fórum de Pesquisa e Intervenção e o I Círculo de Palestras.
Segundo os organizadores, o evento que ocorrerá na Semana do Psicólogo - em agosto - se justifica pela “necessidade de espaço acadêmico de troca de experiências”.
O evento será dividido em três dias: 25 (noite), 26 (tarde e noite) e 27 (tarde e noite + confraternização pelo dia do Psicólogo).
Na noite de 26 de agosto o evento contará com a palestra do Professor Doutor Vinícius Renato Thomé Ferreira, professor e coordenador da Escola de Psicologia da IMED, que na ocasião falará sobre a Psicologia Evolucionista.
Segundo Eduardo, presidente do DAPsi, haverá ainda ‘apresentações artísticas das pessoas atendidas nos locais de estágios e nos projetos de extensão’.

DAscomplica: Como surgiu a idéia de convidar o professor Vinícius para participar do evento?

Eduardo - DAPsi: Acabei sugerindo o nome dele, pois faço parte da última turma em que ele ministrou aulas aqui na URI-Santo Ângelo, isso em 2006. Além da aula, também um curso de extensão que muitos participaram, e ele sempre foi muito querido pela turma. Infelizmente, ele não continuou. Então, além de respeitar muito seu trabalho e saber da seriedade que o acompanha, também teve esse caráter saudosista, com certeza a turma aqui do nono semestre e os professores adorarão revê-lo, e para quem não conhece ainda, terá o prazer de acompanhar sua fala.

O Eduardo acabou me respondendo outras questões sobre o evento, depois organizo em forma de entrevista e postamos, acho que podemos fazer em duas partes, essa primeiro e depois a entrevista.

[Mais informações em breve]